segunda-feira, 19 de março de 2012

Something Happened


Um filme que foi encomendado como um vídeo educacional sobre AIDS - doença que assombrou o mundo quando surgiu na década de 80 - seria algo básico e sem muita expressão, um produto informativo a menos que caia na mão de algum artista.

Something Happened é o exemplo desse trato artístico. Dirigido pelo Sueco Roy Andersson, o curta tem pouco mais de 20 minutos e explica a AIDS. Os tópicos são abordados um a um: os grupos de risco, os meios de transmissão, a prevenção, mas na hora de informar sobre a origem do vírus o diretor apresenta uma versão diferente da oficial. Andersson mostra de forma irônica a versão da origem africana do vírus e sugere que ele seja fruto de experimentos em humanos, feitos pelo governo americano. Sendo verdadeira ou não a teoria do diretor Sueco, a forma como tudo é dito é sensacional.

Esse filme foi um dos precursores do estilo de Roy Anderson. Seu trabalho tem como características marcantes a câmera fixa, os planos com dois ou mais níveis de profundidade, as cores mortas e o misto de melancolia e excentricidade de seus personagens. O diretor iniciou a carreira na publicidade e fez cerca de 400 comerciais, descritos como os melhores do mundo por Ingmar Bergman, seu professor na sétima arte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário