sexta-feira, 9 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret e as referências cinéfilas de Martin Scorsese



M
artin Scorsese, considerado por alguns como o maior diretor americano vivo, realiza em seu primeiro filme no formato 3-D uma homenagem ao pai dos efeitos especiais, George Mélies.
No filme, Scorsese homenageia além de George Mélies outros grandes filmes e diretores do começo do século e apresenta ao grande público o seu amor pela história do cinema.
Durante sua carreira, Scorsese só havia falado tanto sobre cinema em O Aviador, narrando a produção do filme Hell Angels.Assim como A Invenção de Hugo Cabret, a homenagem é direcionada a filmes antigos e praticamente esquecidos pelo público. Nessas obras o diretor declara abertamente sua cinefilia.
Poucos sabem, mas Martin Scorsese mantém a restauração de filmes antigos como atividade secundaria.A Invenção de Hugo Cabret se encaixa perfeitamente nesse hobby tamanha é a quantidade de referências aos primeiros filmes da história.Selecionamos alguns desses filmes que foram citados ou apareceram na Invenção de Hugo Cabret:
A Chegada do Trem na estação (Irmãos Lumière;1896)
Le Mélomane (George Méliès;1903)


O Grande Roubo do Trem (Edwin S.Porter/1903)


O Beijo (William Heise;1896) - a primeira cena de beijo da história do cinema


The Eclipse: Courtship of the Sun and Moon (Georges Méliès; 1907)


A Saída dos Operários da Fábrica Lumière(Irmãos Lumière;1895)


O Reino das Fadas (George Méliès;1903)


Safety Last! (Fred C. Newmeyer & Sam Taylor; 1923)


Viagem à Lua (George Méliès,1902)
Post antigo - clique aqui


3 comentários:

  1. Louco para ver!
    Muito legal o post e as indicações de referência!!

    ResponderExcluir
  2. Uma palavra que resume esse filme é lixo. Sinceramente esse filme não passa de sonhadores babacas que tentaram trazer de volta algo de um cinema do passado. Ridículo. Sem contar que essas homenagens, a qual este post de péssima qualidade se refere, não são nada originais.

    Luis Andrade.

    ResponderExcluir