sexta-feira, 9 de março de 2012

Dimensões do Diálogo




A liberdade e o descontrole da arte surrealista, seus símbolos e suas, algumas vezes, indecifráveis mensagens, causam efeitos impressionantes no cinema. O exemplo mais famoso é o filme Um Cão Andaluz, dirigido por Luís Buñuel e escrito por Salvador Dalí, dois importantes membros do movimento surrealista. A obra causou e causa até hoje muito espanto com suas imagens desconexas e absurdas, mas que mesmo com toda estranheza conquistaram um lugar de destaque na história do cinema.

Discípulo do cinema surreal de Buñuel, o tcheco, Jan Svankmajer é um cineasta que trouxe a liberdade e o descontrole do filme de Dalí e somou com suas ideias políticas e técnicas de animação. O cineasta tcheco passeia entre diferentes técnicas, passando por animação stop-motion com objetos, com massa (Claymotion), com marionetes, animações com montagens e filmes com atores reais.

Em As Dimensões do Dialogo, Svankmajer divide o filme em três partes. Na primeira, Discussão Exaustiva, cabeças feitas de diversos materiais se devoram seguidamente e aos poucos se transformam. Discurso Apaixonado é a segunda parte do curta e exibe uma criativa representação do sexo, entre outras coisas. O filme encerra com Conversa Factual, essa tal “conversa” é representada com duas cabeças que se comunicam através de objetos que saem de sua boca. Surto da melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário