sexta-feira, 2 de março de 2012

Everything Is A Remix



No atual momento de crise mundial, e eu não estou falando da crise econômica e sim da crise da liberdade de compartilhamento da internet, nada mais útil do que ouvir argumentos com base histórica e solidez sobre como o conceito de Propriedade Intelectual é uma coisa retrograda.

Dividido em quatro partes, o documentário Everything Is A Remix ilustra como basicamente toda a evolução cultural e social da humanidade foi baseada em três ações: copiar, transformar e combinar. Dando exemplos de desenvolvimento de áreas como tecnologia, cinema, música e literatura, o diretor Kirby Fergunson monta uma das respostas mais completas ao SOPA e ao ACTA.

O filme seduz pela curiosidade musical, depois pelas produções cinematográficas até que, em certo momento, você percebe que a criatividade é fruto das três ações. No fundo todo mundo diz coisas como: Para ser um grande escritor você precisa ler muito, para ser um grande cineasta deve ver muitos filmes, um grande músico deve ouvir muita música e etc. E quando alcançamos o auge do compartilhamento de conhecimento, quando a troca/ consumo de cultura rompe fronteiras e facilita a criatividade, o sistema resolve fechar tudo outra vez motivado pelo prejuízo de algumas grandes empresas.

PS: Só encontrei as três primeiras partes com legendas em português e vou postar a ultima sem legenda mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário