quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma História Severina


" O ato de obrigar a mulher a manter a gestação [de feto anencéfalo], colocando-a em espécie de cárcere privado em seu próprio corpo, desprovida do mínimo essencial de autodeterminação, assemelha-se, sim, à tortura e a um sacrifício que não pode ser pedido a qualquer pessoa ou dela exigido '' (Marco Aurélio Mello)

Na última quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o direito de gestantes interromperem a gravidez nos casos de fetos anencéfalos (ausência de cérebro) sem a necessidade de autorização judicial.O julgamento da ação chegou ao tribunal em 2004, quando a liminar que permitia o aborto de anencéfalos foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello e derrubada pelo STF três meses depois.A sessão foi suspensa com com 5 votos favoráveis ao aborto nesses casos e 1 contra, e será retomada hoje a tarde.
O curta documentário Uma História Severina , dirigido pela jornalista Eliane Brum e pela antropóloga Debora Diniz, retrata a busca de Severina por solução judicial para que ela pudesse fazer um aborto.Grávida de um bebê anencéfalo, Severina estava prestes a interromper legalmente a sua gravidez quando,no mesmo dia, os ministros do Supremo Tribunal Federal derrubaram a liminar concedida em 2004.
Severina foi condenada a continuar gerando um filho para a morte até o sétimo mês, quando finalmente conseguiu a autorização.Naquele momento, Severina não faria mais um aborto e sim um parto. Seu filho nasceu morto,como a maioria dos casos de gestação de anencéfalos.O berço foi trocado pelo caixão, e a certidão de nascimento pela certidão de óbito.
O documentário ilustra claramente o processo desgastante de angústia e de dor de uma mãe que gera um bebê anencéfalo. Prolongar o sofrimento de um ser humano não passa de uma crueldade. Se o feto não é compatível com a vida, quem o carrega no ventre é que deve optar ou não por prosseguir a gestação, pois gerar um filho por 9 meses sabendo que ele nascerá morto agride fisicamente e psicologicamente a mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário