quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Mascote


Pra quem se interessa por um determinado assunto é sempre fascinante conhecer as raízes. Eu,que me interesso por cinema, fiquei extasiado ao conhecer o trabalho do russo Ladislas Starevich. Se hoje em dia você se diz fã de "Fuga das Galinhas" e/ ou "O Estranho Mundo de Jack" saiba que ele iniciou essa técnica.

Fotógrafo experiente e especialista em insetos, Starevich, tinha o sonho de reproduzir em filmes o comportamento dessas criaturas. E com essa intenção, em 1910, ele projetou, em velocidade, a série de fotos que tirara de besouros, variando poses, e assim, conseguindo simular movimento nas imagens. A reação é aquele clássico espanto da platéia diante do truque de um mágico. A crítica chegou a dizer que ele utilizava insetos vivos e adestrados. Algum tempo depois o diretor reconheceu a limitação das expressões dos insetos e começou a usar bonecos e seguiu até o fim da carreira com essa técnica.

O Mascote, curta de 1933, já mostra Starevich seguro de sua técnica, controlando perfeitamente seus bonecos cheios de emoção e movimento. Nos primeiros minutos foi inevitável pensar “É o Toy Story Dos Anos 30”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário