segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Junko's Shaminsen



Uma temática recorrente na história do cinema, mas aparentemente inesgotável, é a busca por vingança. Para se destacar entre os tantos títulos que dividem a bandeira da justiça (quase sempre violenta) é preciso inovar de alguma maneira. E é investindo pesado no visual que o diretor canadense, Sol Friedman, conseguiu sucesso em festivais pelo mundo com o seu filme Junko’s Shaminsen.

Imagine uma versão oriental de Sin City (Robert Rodriguez, Frank Miller), é mais ou menos isso que esse curta apresenta. Assim como Sin City ele se inspira na estética de outros formatos. A obra de Frank Miller é revestida da atmosfera dos filmes Noir, e na adaptação para o cinema obteve o êxito de manter a estética dos quadrinhos.

Em Junko’s Shaminsen o diretor leva para o cinema elementos do teatro Kabuki – narração acompanhada por música, maquiagem característica, cortinas, palco e os contra-regras vestidos de preto – aliados com efeitos dos quadrinhos japoneses. Usando diversas técnicas de animação o curta é um espetáculo visual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário