I'm Here (Estou aqui) é um curta-metragem escrito e realizado por Spike Jonze, o renomado diretor de Quero ser John Malkovich (2000). O curta retrata a história de robô bibliotecário que vive uma vida monótoma e vazia até conhecer uma robô que mudará sua vida.É uma linda e criativa história de amor e principalmente, um projeto original muito sensível, com personagens expressivas e que cativam o público.
Viagem a Lua,de 1902,é o mais famoso e icônico filme do cineasta francês George Mélies. Intitulado a primeira ficção científica do cinema, o filme, como sugere o título, conta a história de um grupo de astrônomos que constrói uma canhão capaz de lançar uma espécie de projétil tripulado com a intenção de explorar a superfície lunar. Em solo lunar, os exploradores se maravilham com cometas e estrelas, e enfrentam os Selenitas,habitantes hostis da Lua.
Neste filme,de aproximadamente 8 minutos, Mélies não adapta um espetáculo de teatro como vinha fazendo em suas histórias anteriores ( Cendrillon e Barbe-Bleue) e cria um roteiro original. Entre seus méritos,o filme inova com o uso de storyboard, apresentando cenários maravilhosamente detalhados e estilizados, fazendo uso também, das técnicas exibidas anteriormente na obra do ilusionista, como efeitos especiais que simulam neve, erupções vulcânicas, o aparecimento e desaparecimento de personagens e a impressão de velocidade no lançamento do projétil/ nave dos exploradores.
E ninguém pode negar isso! Apesar do formato ser abandonado pelo circuito comercial, o curta é essencialmente cinema! Por sua produção e distribuição serem na maioria das vezes independente, ele pode ousar mais, ser mais artístico e livre de preocupações com rentabilidade. Além disso, o curta é o berço de qualquer cineasta, é a porta de entrada para o mundo da 7ª arte. Portanto, oMr.Curtura é um espaço reservado para a divulgação de curtas-metragens. Nós da "equipe" (dois cinéfilos e nada mais), munidos de um sentimento de garimpagem e construção de acervo, reuniremos aqui curtas achados nesse vai e vem de internet, além de discutir mais sobre o formato.